sistina

a capela sistia dispensa apresentações.
religiões à parte, a capela é uma obra de arte q merece ser apreciada…

neste link vc pode ver, de perto, todos os sensacionais afrescos e a marcheteria que parece até uma tapeçaria que sairam das mãos de mestres como perugino, botticelli, pinturicchio, bartolomeo della gatta, rafael e claro, um dos maiores gênios artísticos evah: michelangelo.

abaixo tem alguns print screen do site e um diagrama do teto da capela.

mas passeie pelo site… eu fiquei bons minutos vendo afresco por afresco…
se a grana tá curta pra ir pra itália e vc é um apaixonado por arte como eu… viaje…
o site tem uma música ambiente linda… aproveite pra sentir o lugar…

algumas curiosidades sobre a sistina:

¬ a capela sistina é uma capela situada no palácio apostólico, residência oficial do papa, na cidade do vaticano, construída entre os anos 1475 e 1483, durante o pontificado  do papa sisto IV.
¬ a celebração eucarística de inauguração ocorreu em 15 de agosto de 1483.
¬ as dimensões do projeto de baccio pontelli tiveram como inspiração as descrições contidas no antigo testamento relativas ao templo de salomão. a sua forma é retangular medindo 40,93m de longitude, 13,41m e largura e 20,70m de altura.

e mais…

¬ vcs sabiam que michelangelo não usou nenhum assistente na pintura do teto e da parede atrás do altar?!
¬ michelangelo teria feito este trabalho contrariado, pq ele se considerava melhor escultor do que pintor?!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s